top of page

     As lesões desportivas são produzidas por esportes ou exercícios e são consequência de métodos de treinamento incorretos, anomalias estruturais que geram compensações, fragilidade dos músculos, tendões e ligamentos e desgaste crônico resultantes de movimentos repetitivos. As lesões podem ser consideradas como o principal fator de afastamento de atletas de sua modalidade esportiva afetando seu desempenho técnico e físico, além de trazer prejuízos psicológicos e afetar a equipe. 

 

       Cada esporte possui suas características próprias de espaço, tempo, dinâmica e exigências físicas e esses fatores vão caracterizar o tipo de lesão mais frequente em cada um dos esportes. Essas lesões podem ser classificadas como agudas, incluindo dor repentina e intensa, edema, incapacidade de suportar peso na região da lesão, mobilidade alterada da articulação, fraqueza nas extremidades e luxação. Também existem as lesões crônicas que influenciam no rendimento do atleta e afeta diretamente a qualidade de execução de movimento devido ao aparecimento de dor durante a atividade esportiva e do exercício, bem como durante o repouso e até mesmo edema. 

 

    É de extrema necessidade ao atleta ter uma assistência multidisciplinar e integral que vise a prevenção dessas lesões e seu tratamento quando necessário. Além dos métodos convencionais, novas tendências surgem para a prevenção e tratamento desses problemas.

 

    É o caso da Quiropraxia, uma terapia que se dedica ao tratamento de problemas do sistema neuro-músculo-esquelético através de técnicas de terapia manual, manipulações, exercícios e orientação postural. Os quiropraxistas procuram diminuir a dor e tensão, restaurando o movimento adequado do corpo. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

   

 

     Problemas como fadiga muscular, dores de coluna, na cabeça e articulações dos membros são perfeitamente tratados. Seja na prevenção e tratamento de lesões ou melhora de desempenho, o Quiropraxista esportivo tem como principal área de atuação a coluna vertebral e as extremidades: membros superiores e inferiores. Estudos mostram que a coluna vertebral pode comprometer a função das extremidades, pois transmite e absorve forças entre os membros superiores e inferiores. Por outro lado as disfunções que ocorrem nas extremidades podem influenciar na coluna vertebral e consequentemente causar prejuízo à performance atlética. 

 

 

QUIROPRAXIA DESPORTIVA
INDICAÇÕES
HERNIA DE DISCO
DOR CIÁTICA
DORES ARTICULARES
DORES DE COLUNA
ESCOLIOSE
DISTENSÕES E CONTUSÕES
DISFUNÇÕES VISCERAIS
PÚBIS-LESÕES NA VIRILHA
LESÕES NO QUADRIL
LER/DORT
ALTERAÇÕES POSTURAIS
DISTÚRBIOS DO EQUILÍBRIO
COSTELAS DESAJUSTADAS
DOR : OMBROS - COSTAS
bottom of page